quarta-feira, 7 de março de 2012

Ora-Pro-Nobis

Olá Pessoal!!!

Em uma das minhas viagens por Minas Gerais, visitei a pequena cidade de Tiradentes! Ô cidade gostosinha...e a culinária então!? Nossa...Os mineiros cozinham muito bem né!?
Pois é...e foi lá que eu experimentei um prato chamado "Frango Ora-pro-nobis". EEEETAAAA
O Wikipedia ajuda a explicar:
Ora-pro-nobis (Pereskia aculeata), do latim "rogai por nós", é uma cactácea, um cacto trepadeira com folhas.[1] Tem espinhos e pode ser usada em cercas-vivas, se desenvolvendo bem tanto na sombra como no sol.
Originária do continente americano, encontram-se variedades nativas dessa hortaliça perene, rústica e resistente à seca da Flórida, nos Estados Unidos, à região sudeste do Brasil.
Segundo tradições populares, o nome teria sido criado por pessoas que colhiam a planta no quintal de um padre, enquanto ele rezava em latim: Ora pro nobis.
O nome científico é uma homenagem ao cientista francês Nicolas-Claude Fabri de Peiresc, e o termo aculeata vem do latim e significa espinho, agulha.
E a parte que eu mais gostei:
Acredita-se que o cultivo em larga escala do ora-pro-nobis poderia representar uma revolução nos recursos alimentícios da humanidade, devido a seu fácil cultivo, grande produção e alto valor nutricional.
Além disso, li que existem estudos que mostram que ela Ajuda a prevenir o Câncer...


Com todas essas características mega boas, além do gosto maravilhoso...Minha mãe resolveu cultivar no canteiro aqui de casa!


Do ponto de vista ornamental, a “ora-pro-nobis” apresenta uma florada generosa que ocorre entre os meses de janeiro a abril, produzindo um espetáculo surpreendente. O curioso é que poucas pessoas conhecem ou tiveram a oportunidade de presenciar sua floração que, embora seja exuberante, é efêmera, pois dura apenas um dia.

Com licença...Essa foto é minha! Nossa ora-pro-nobis floriu!




Após a floração, o “ora-pro-nobis” produz frutos em forma de pequenas bagas amarelas e redondas, entre os meses de junho e julho. E aí vem um ponto importante a ser observado: nem todas as variedades desta planta são comestíveis; apenas a que tem flores brancas, com miolo alaranjado e folhas pequenas.

 Os frutos eu já vi!!! mas essa foto não é minha.




Enfim, muito bom, muito bem...e ai!?
Ahh só queria mostrar que minha mãe prendada, fez um almoço gostoso pra gente esse final de semana com Frango Ora-pro-nobis! Ficou SHOW!!!
Eu que colhi no canteiro ...lavei com amorrrrrr

Teve arroz e saladinha com gergelim! Almoço saudável e delicioso!


Quem quiser, estou disponibilizando mudas de ora-pro-nobis... :)

Super beijosss





3 comentários:

Unknown disse...

olá!
ganhei uma muda de ora pro nobis, mas fico na duvida porque minha planta não se parece nada com cactos e não tem espinhos, e a primeira foto que vc postou é identica a minha plantinha.Tenho pesquizado a dias e até vi comentarios de que existe ora pro nobis sem espinhos, mas sem fotos.
O seu tem espinhos?
bj

Juliana Dias disse...

Olá! Ela não é cáctus não...é arbusto mesmo. Mas a minha tem uns espinhos bem afiadinho viu..não são como a da roseira, mas são maiores. E tenho sempre que tomar cuidado na hora que vou colher porque dói! hehe

Zé-Tó Marim disse...

Boa tarde, esou procurando quem me possa enviar para Portugal algumas mudas de Ora Pro Nobis? contacto: j-antonio@live.com.pt

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...