terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Valentine's day



Hoje, 14 de Fevereiro é Valentine's day! Mas..você sabe o que é comemorado nesse dia e o porquê!?


Descobri que na verdade existiram 2 Valentins...


No Final da Idade Média...

 O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II , que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. 

O outro Valentim também viveu  no Império Romano. Levava uma vida simples e era especialmente bondoso com as crianças. Um dia Valentim foi preso por questões religiosas e enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”. Ele foi decapitado dia 14 de fevereiro de 270.

Nos dias que antecedem a 14 de Fevereiro, as lojas, as livrarias e as drograrias apresentam uma grande variedade de cartões, chamados Valentines. De fato, o "Valentine's Day" é o segundo feriado mais comemoradonos EUA, somente atrás do natal, em número de cartões enviados através dos correios. Há Valentines (cartões) especiais, com as mensagens dirigidas a membros específicos da família.

No Brasil a história é diferente. Comemoramos o Dia dos Namorados em 12 de junho por ser véspera do dia de Santo Antônio, que é considerado o Santo Casamenteiro! Mas assim como no resto do mundo, trocamos cartões e presentes entre namorados! 

Pra terminar vou deixar aqui uma frase da minha poetisa favorita, Clarice Lispector, que sabe como ninguém transformar sentimentos em palavras:

"Quando se ama não é preciso entender o que se passa lá fora, pois tudo passa a acontecer dentro de nós."



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...